Receita de P√£o de Cenoura

Veja Também

ID Challengeshttps://ideationchallenges.com.br
Tudo sobre receitas & Cia você encontra aqui!

O P√£o de Cenoura √© uma receita que √© uma varia√ß√£o adaptada do P√£o caseiro cuja a origem vem l√° da Mesopot√Ęmia onde no atual Iraque um vasto cultivo de trigo permitiu a constru√ß√£o de um moinho usando rodas de pedra gigantes e pesadas, o trigo era colocado em baixo dessas rodas e de l√° surgia uma farinha multiuso;

No entanto, seu uso inicial era s√≥ para acompanhar sopas e mingaus, entretanto ouve um momento onde o homem come√ßou a misturar aquele p√≥ com outros ingredientes, entre eles, o mel, o suco de uva, t√Ęmaras e at√© mesmo a carne mo√≠da, foi a√≠ que perceberam a forma√ß√£o de uma massa que podia ser assada sobre superf√≠cies quentes.

Esse tipo de bolo, foi o que deu a origem ao P√£o em si, seu nome vem do latim onde panem e simbolizava apenas o alimento servido nos espa√ßos onde as atra√ß√Ķes ocorriam naquela √©poca; Existem muitas varia√ß√Ķes da receita original espalhadas pelo mundo, incluindo alguns tipos diferentes de gr√£os e cereais e at√© a adi√ß√£o de especiarias dos mais diversos tipos.

Se voc√™ quer aprender a fazer P√£o de cenoura de uma forma simples e descomplicada ent√£o chegou no lugar certo. A receita de P√£o de cenoura √© uma forma super pr√°tica de se preparar uma refei√ß√£o sa√ļdavel para o caf√© da manh√£ e at√© pode ser levada para o intervalo do trabalho, mas caso voc√™ tenha crian√ßas em casa, o P√£o de cenoura pode servir de estimulo para uma alimenta√ß√£o mais sa√ļdavel.

Essa simples receita de como fazer P√£o de cenoura usa alguns ingredientes bem simples. Confira abaixo a nossa deliciosa receita de P√£o de cenoura e aprenda como fazer um P√£o de cenoura perfeito.

P√£o de cenoura de forma
Fonte: Receitas sem Fronteiras
P√£o de cenoura redondinho

Receita de P√£o de Cenoura

Confira e aprenda como P√£o de cenoura – Aproveite o que tem na geladeira e na dispensa e corre aqui para pegar a receita.
Preparo 1 hr 20 mins
Cozimento 30 mins
Tempo total 1 hr 50 mins
Tipo Café da Manhã, Café da Tarde, Massas, Para o Intervalo do Trabalho, Receitas de Pão
Cozinha Brasileira
Serve 3 Pessoas
Calorias 107 kcal

Você vai usar

  • Liquidificador
  • Bacia para Massas
  • Pano Branco de Algod√£o
  • Rolo de Papel Toalha
  • Forma de bolo

Ingredientes
  

  • 1 Unidade Ovo
  • 7 Colher de Sopa √ďleo 2 Colher de sopa apenas para untar a forma
  • 1 Colher de Ch√° Sal ou Sal marinho
  • 1 X√≠cara Cenoura Previamente picada
  • ¬Ĺ X√≠cara Cenoura Previamente ralada
  • 3 Colher de Sopa Linha√ßa Dourada
  • ¬Ĺ X√≠cara Aveia em Flocos Finos
  • 1 + ‚ÖĒ X√≠cara Farinha de Trigo ‚ÖĒ X√≠cara apenas para sovar a massa e untar a forma
  • 1 Colher de Sopa Fermento em P√≥
  • 2 Colher de Sopa Leite

Passo a Passo
 

  • Vamos come√ßar levando a um liquidificador o ovo o √≥leo, os peda√ßos de cenoura e o sal para bater at√© que se obtenha uma mistura homog√™nea.
  • Em seguida, transfira a mistura para dentro de uma bacia para massas e coloque a cenoura ralada, a aveia, o fermento e por fim a farinha de trigo, misture bem todos os ingredientes com as m√£os previamente higienizadas.
  • Aos poucos em quanto a massa for ganhando consist√™ncia, n√≥s vamos adicionando o leite de forma gradativa at√© que se atinja um ponto onde a massa esteja desgrudando da ponta dos dedos.
  • Em uma superf√≠cie limpa previamente, polvilhe um pouco da meia x√≠cara de farinha n√£o utilizada e comece a sovar a massa, fa√ßa isso por no m√°ximo 10 minutos.
  • Feito isso, devolva a massa para a bacia utilizada antes, por√©m, limpa e pegue o pano branco de algod√£o deixando a sua massa descansando por 1 hora.
  • Agora que j√° se passou o tempo de descanso, a sua massa j√° cresceu e voc√™ j√° pode pr√© aquecer o forno a 200 ¬įC e tamb√©m j√° come√ßar a untar uma forma de bolo, comece despejando o √≥leo e espalhe ela por toda a forma com o auxilio de um peda√ßo de papel toalha, por fim polvilhe a farinha de trigo restante e espalhe de modo que fique grudada sobre toda a forma.
  • Agora voltando a massa que estava descansando, voc√™ vai precisar dividi-la em peda√ßos e modelando em bolinhas do tamanho que for de sua prefer√™ncia; Com as bolinhas feitas disponha elas sobre a forma com uma dist√Ęncia m√°xima de 3 dedos entre cada bolinha, asse-as por 30 minutos e est√° pronto.

Lembretes

Dicas para a receita de P√£o de Cenoura n√£o dar errado:
 
  • Voc√™ pode transferir a massa sovada do seu P√£o de cenoura durante o processo 5 para uma forma de P√£o e transformar a receita em um P√£o de forma.
  • Voc√™ pode usar uma peneira para passar a farinha antes de adicionar a massa, isso evita o acumulo de grumos que podem fazer com que a farinha n√£o se misture totalmente a sua massa.
  • Voc√™ pode substituir a farinha de trigo convencional por farinha de trigo integral e agregar um teor maior de fibras a sua receita.
  • Caso voc√™ fa√ßa o P√£o e transfira a massa para uma forma de P√£o, ser√° necess√°rio que voc√™ deixe a massa assando por um tempo um pouco maior, use um palito de dente para verificar se a massa j√° est√° totalmente assada por dentro.
  • Voc√™ pode pincelar uma gema de ovo sobre as massas para evitar que fiquem com a apar√™ncia ressecada.
Palavra-chave P√£o de Cenoura, Receita de P√£o, Receita de P√£o Caseiro, Receita de P√£o de Cenoura

Sobre os ingredientes da receita de P√£o de Cenoura

Ovo: Um dos mais comuns derivados animais do nosso dia a dia é o ovo, ele é um ingrediente fantástico que possuí muitas propriedades incríveis que estão presentes desde na clara até a gema, seus compostos permitem que o nosso corpo possa desenvolver um maior ganho de massa muscular, além de também conter a presença dos minerais Selênio e Zinco, eles são importantíssimos para a prevenção de diversas doenças e também garantir a imunidade a doenças sazonais.

√ďleo: O √≥leo de soja apesar de muito controverso, ele possu√≠ um efeito protetor para o nosso cora√ß√£o e permite estimular o sistema imunol√≥gico a criar mais c√©lulas de defesas para esse organismo, al√©m disso o √≥leo pode se juntar ao C√°lcio e prevenir o corpo de ser afetados pelos sintomas causados pela osteoporose.

Sal: Comumente extraído dos oceanos, o sal de cozinha que nós utilizamos possuí adicionado a sua composição o mineral Iodo, esses dois minerais associados em nosso dia a dia permite com que o corpo realize uma maior ação dos movimentos peristálticos e também um bom funcionamento da filtragem nos rins, sem contar que também é graças ao Iodo que nós não fiquemos com escacez do mineral em nosso organismo.

Cenoura: Essa raiz conhecida por seus antioxidantes variados, tem propriedades que promovem uma boa sa√ļde para os nossos olhos e tamb√©m para retardar os efeitos causados por radicais livres, sem d√ļvidas os carotenoides s√£o o maior orgulho para aqueles que s√£o amantes de cenoura.

Linha√ßa Dourada: Parece pouca coisa, mas essa semente que vem de uma planta usada para a confec√ß√£o de tecidos tem muito mais a oferecer do que apenas esse valor t√™xtil, a linha√ßa √© usada desde o antigo Egito e j√° era apreciada devidos os seus in√ļmeros benef√≠cios, atualmente sabe-se que ela apresenta um alto teor de √Ēmega 3 e √Ēmega 6 em seu interior, esses compostos ajudam no controle de colesterol dentro de nosso organismo e tamb√©m pode promover um alto teor de prote√≠nas, fibras e vitaminas como as vitaminas E, C e do complexo B tamb√©m.

Aveia em Flocos Finos: A aveia em flocos finos é comumente servida junto ao café da manhã de muitos brasileiros, sua alta quantidade de fibras auxilia o trato alimentar e também promove um bom funcionamento de nosso intestino, órgão responsável pela absorção de boa parte dos compostos existentes nos outros ingredientes ou alimentos que consumimos no dia a dia.

Farinha de Trigo: A farinha de trigo é um ingrediente essencial para diversas receitas e também é considerado muito versátil devido a vasta utilidade na criação da estrutura de receitas da gastronomia mundo a fora, devido ser um ingrediente com alto teor de carboidratos, o seu consumo deve ser moderado, caso o contrário o mesmo ingrediente pode ser prejudicial e promover a dificuldade do corpo converter proteínas em energia para o restante do nosso corpo.

Fermento em P√≥: O fermento em p√≥ √© um ingrediente comumente conhecido por fermento qu√≠mico, esse ingrediente, diferente do biol√≥gico pode possuir em sua composi√ß√£o o Bicarbonato de S√≥dio, ele √© respons√°vel por promover o clareamento dent√°rio, devido o elemento ser uma subst√Ęncia extremamente alcalina, o bicarbonato pode ainda promover um maior rendimento durante os treinos e tamb√©m evitar a acidez estomacal.

Leite: O uso de leite está totalmente associado a criação de massas, além de ser um ingrediente que é rico em minerais essenciais, o leite quando consumido com moderação promove uma maior densidade dos ossos e com isso previne a ocorrência de osteoporose, conhecida também por tornar os ossos frágeis e quebradiços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe sua nota para essa receita




Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Vistas

Receitas escolhidas a dedo...