Receita de Panqueca americana

Amamos receitas simples e sem falhas e com essa receita de panqueca americana você poderá fazer panquecas bem fofinhas com ingredientes simples que tenho certeza que encontrará na sua dispensa.


Se você quer aprender a fazer panquecas americanas de forma simples e descomplicada então chegou no lugar certo. A receita de panqueca americana é uma ótima pedida para o café da manhã, para o lanche da tarde, ou até mesmo para aquele almoço do domingo.

Essa simples receita faz panquecas americanas leves e fofinhas e com alguns ingredientes bem simples. Confira abaixo a nossa deliciosa receita de panquecas americanas e aprenda como fazer uma panqueca perfeita

Aprenda abaixo como fazer panqueca americana

Créditos: inspiredtaste.net / Adam & Joanne


Receita de Panqueca americana

Receita de Panqueca Americana

Confira e aprenda como fazer panqueca americana – Aproveite o que tem na dispensa e corre aqui para pegar a receita.
Preparo 10 mins
Cozimento 20 mins
Tempo total 30 mins
Tipo Aperitivo, Massas
Cozinha Americana
Serve 8 Pessoas
Calorias 228 kcal

Você vai usar

  • Microondas
  • Liquidificador

Ingredientes
  

  • 195 Gramas Farinha de Trigo
  • 2 Colheres Açúcar
  • 1 Colher Fermento em Pó
  • 1 Pitada Sal ou Sal marinho
  • 295 ml Leite
  • 1 Ovo
  • 4 Colheres de sopa Manteiga sem Sal
  • 1 Colher de chá Essência de Baunilha

Passo a Passo
 

  • Numa tigela média, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal.
  • Aqueça o leite no micro-ondas ou no fogão até ficar morno, lembrando que o leite não pode levantar fervura e deve ficar morno e não quente (você deve conseguir manter o dedo submerso por 10 segundos).
  • Misture o leite, o ovo, a manteiga derretida e o extrato de baunilha até incorporar. (Aquecendo ligeiramente o leite, a manteiga derretida mistura-se com o leite em vez de se transformar em pequenos grumos).
  • Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. A panela está pronta se você espirrar um pouco de água na superfície da panela, a água dançar ao redor da panela e eventualmente evaporar.
  • Faça um buraco no centro da mistura primeira mistura (farinha de trigo, açúcar, fermento e o sal) e despeje a mistura de leite dentro, mexendo com um garfo até não ver mais a de farinha. Não há problema se a massa tiver pequenos grumos – é importante não misturar demais a massa.
  • Pincele levemente a frigideira com manteiga derretida. Use um copo medidor de 1/4 de xícara para colocar a massa na frigideira. Espalhe suavemente a massa em um círculo de 10 cm.
  • Quando as bordas parecerem secas e bolhas começarem a aparecer e estourar na superfície superior da panqueca, vire. Isso leva cerca de 2 minutos. Depois de virado, cozinhe por mais 1 a 2 minutos ou até dourar levemente e cozinhar no meio. Sirva imediatamente com xarope quente, manteiga e frutas vermelhas.

Lembretes

Dicas para a receita de panquecas não dar errado:
  • Antes de colocar a farinha de trigo em seu copo medidor, afofe ou mexa a farinha no recipiente (ou embalagem) primeiro. Isso areja a farinha e torna a medição mais precisa. Como alternativa, você pode mexer a farinha no recipiente e colocá-la no copo medidor. Então, quando o copo estiver cheio, use uma régua para raspar o excesso de farinha. Isso evita adicionar muita farinha à massa, o que torna a massa muito grossa.
  • Substituir o fermento em pó: você pode usar bicarbonato de sódio em vez de fermento em pó, nesse caso você precisará trocar o leite por leite azedo ou leitelho e usar 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio. Se você não tiver leitelho, pode fazer leitelho caseiro ou “leite azedo” misturando 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre em 1 1/4 de xícara de leite indicado na receita e deixando-o de lado por 10 minutos. A adição de leite azedo é necessária porque, ao contrário do fermento em pó, o bicarbonato de sódio precisa de ácido para funcionar na receita. Se você escolher a combinação de bicarbonato de sódio e leite azedo, as panquecas ficarão tão fofas quanto a receita original.
 
Palavra-chave Panqueca, Panqueca caseira, Panqueca fofinha

Sobre a receita de panquecas

Amamos receitas simples e sem falhas e com essa receita de panqueca caseira você poderá fazer panquecas bem fofinhas com ingredientes simples que tenho certeza que encontrará na sua dispensa.

A nossa receita de panqueca americana pode fazer 8 panquecas, portanto, dependendo de quanto você come de cada vez, esta receita pode servir 2 a 4 pessoas. Caso a massa sobre você pode congelá-las!

Sobre os ingredientes da receita de panquecas

Açúcar: usamos açúcar refinado, mas você pode experimentar açúcar mascavo. O açúcar mascavo deixará suas panquecas mais molhadinha.

Fermento em pó: o fermento em pó torna as panquecas leves e fofas. Se você quiser panquecas sem fermento em pó, compartilhei algumas dicas abaixo.

Sal: Gostamos de usar 3/4 colher de chá de sal grosso (ou 1/2 colher de chá de sal fino). Ele equilibra bem o açúcar e aumenta muito o sabor das panquecas. Se você usar manteiga com sal, você pode reduzir isso.

Leite: Normalmente, preferimos leite com baixo teor de gordura porque poderemos guardar a massa da panqueca por mais tempo na geladeira, mas leite integral ou desnatado também é bom para a nossa receita de panqueca americana. Caso você tenha intolêrancia a lactose poderá utilizar na receita o seu leite de uso costumeiro; Também fizemos a receita de panquecas americanas com suco de laranja em vez de leite e funcionou bem.

Manteiga derretida: você não pode superar o gosto da manteiga, mas descobrimos que o óleo de coco derretido é delicioso. Usamos manteiga sem sal, mas a manteiga com sal pode ser substituída. Se você usar manteiga com sal, pode ser necessário reduzir a quantidade de sal indicada na receita abaixo. Para panquecas sem manteiga, substitua o óleo de coco derretido.

Ovos: os ovos adicionam estrutura na massa e ajuda as panquecas ficarem leves e fofinhas. Compartilhei algumas dicas no FAQ abaixo para fazer panquecas sem ovo.

Extrato de baunilha: a baunilha adiciona doçura e profundidade de sabor. Você também pode tentar outros extratos. O extrato de amêndoa ficará muito delicioso.

Como deixar as panquecas mais fofas?

  1. Misture os ingredientes secos
  2. Derreta a manteiga e o leite morno (usamos o Microondas)
  3. Misture os ingredientes molhados
  4. Combine os ingredientes secos e molhados
  5. Cozinhe em uma frigideira quente com manteiga
  6. Apreciar!

Aqui está o segredo para deixar as panquecas mais fofas

Primeiro misture os ingredientes secos e depois todos os ingredientes úmidos, juntando-os antes de cozinhar.

Misturar demais a massa é um erro comum – isso tornará a massa pesada, plana e não fofa.

Como Rechear panqueca americana?

Você aprendeu acima a preparar a massa da panqueca americana. É bastante comum comer sua panqueca americana com mel ou pasta de amendoim. deixamos também algumas dicas de recheio para te auxiliar

  • Polvilhe sua panqueca americana com uma pequena quantidade de frutas vermelhas, nozes ou gotas de chocolate na massa. (Gostamos de adicionar mirtilos frescos ou chips de banana amassada)
  • Depois de colocar a massa da panqueca americana na frigideira, coloque algumas fatias de morango ou banana na massa molhada. Então, vire.
  • Adicione as raspas de limão ou especiarias, como canela, noz-moscada ou pimenta da Jamaica
  • Tente substituir um pouco de farinha de trigo tradicional por farinha de trigo integral. Adicione algumas colheres de sopa de linhaça, aveia ou reduza o açúcar.

Desde que publicamos a receita de panqueca americana, alguns leitores tem deixado algumas perguntas que tentaremos responder abaixo:

Posso fazer panquecas americanas sem fermento em pó?

Sim, você pode substituir o fermento em pó por bicarbonato de sódio, para isso você precisa substituir o leite por iogurte ou leite azedo e usar 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio. Se você não tiver leite azedo, pode fazer misturando 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre com 1 1/4 de xícara de leite especificado na receita. A adição é necessária porque, ao contrário do fermento em pó, o bicarbonato de sódio requer ácido para funcionar na receita de panqueca americana.

Como fazer panquecas americanas sem ovo? 

Para panquecas sem ovos, usamos ovos de linhaça. Para fazer ovos de linhaça, misture uma colher de sopa de farinha de linhaça (farinha de linhaça crua moída) com 2 1/2 colheres de sopa de água. Espere cerca de 5 minutos para engrossar e use-o para substituir os ovos da receita.

Posso fazer as panquecas americanas e guardar a massa?

Sim!  A massa de panqueca americana é perfeita para congelar e reaquecer. Assim, você pode comer uma, duas ou mais panquecas em qualquer dia da semana. 

Para congelá-los, cozinhe as panquecas e coloque-as em uma camada sobre uma assadeira. Coloque a assadeira no freezer por 20 a 30 minutos (ou até que estejam duras). Em seguida, divida-os entre saquinho para que não grudem durante o congelamento. Para reaquecer, use o Microondas ou forno. Para Microondas, coloque-os em um prato e leve ao Microondas por 20 segundos para uma panqueca ou mais para várias panquecas. Para reaquecer no forno, empacote-os em papel alumínio e coloque em um forno a 180ºc por cerca de 10 minutos.

Tipo de Receita
Massas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe sua nota para essa receita




Don't Miss! random posts ..

Receita de Yakult Caseiro Receita de Molho Vinagrete Receita de Pipoca Doce com Leite em Pó Receita de Maionese Caseira de Leite Receita de Picadinho de Carne com Abóbora Receita de Bolo de Banana Rápido de Liquidificador