Receita de Escondidinho de Cogumelos e Batata Doce

Veja Também

ID Challengeshttps://ideationchallenges.com.br
Tudo sobre receitas & Cia você encontra aqui!

O escondidinho de cogumelos e batata doce é uma receita baseada em uma receita com a origem vinda lá do nordeste brasileiro onde em uma travessa a carne seca é coberta com purê de mandioca e finalizada com um agregado de manteiga de garrafa e queijo coalho, comumente servido quente após ser cozido no forno.

No entanto, existem muitas varia√ß√Ķes da receita original espalhadas pelo Brasil, incluindo alguns tipos diferentes de carne, vegetais e at√© substituindo-se o pur√™ de mandioca por outros que v√£o desde batatas at√© cenouras.

Se você quer aprender a fazer escondidinho de cogumelos e batata doce de uma forma simples e descomplicada então chegou no lugar certo. A receita de escondidinho de cogumelos e batata doce é uma ótima forma de se preparar uma refeição saudável para o domingo e até podendo ser feita tranquilamente durante a semana, ou até mesmo quando queremos inovar e fazer algo especial para a hora do jantar.


Essa simples receita de como fazer escondidinho de cogumelos e batata doce usa alguns ingredientes bem simples. Confira abaixo a nossa deliciosa receita de escondidinho de cogumelos e batata doce e aprenda como fazer um escondidinho perfeito.

Escondidinho de cogumelos

Receita de Escondidinho de Cogumelos e Batata Doce

Confira e aprenda como escondidinho de cogumelos e batata doce – Aproveite o que tem na dispensa e na geladeira e corre aqui para pegar a receita.
Preparo 25 mins
Cozimento 25 mins
Tempo total 50 mins
Tipo Almoço, Jantar, Receitas com Nestlé, Receitas Vegetarianas
Cozinha Brasileira
Serve 2 Pessoas
Calorias 409.82 kcal

Você vai usar

  • Panela
  • Escorredor de Macarr√£o
  • Amassador de Batatas
  • Colher de Pau
  • Colher de A√ßo
  • Travessa

Ingredientes
  

Para fazer o purê

  • 1 Litro √Āgua filtrada
  • 1 Unidade Batata Doce
  • ¬Ĺ Unidade Cenoura previamente picado
  • 1 Colher de Sopa Azeite de Oliva
  • 1 Unidade Alho Previamente picado
  • ¬Ĺ Colher de Ch√° Sal ou Sal marinho
  • ¬Ĺ X√≠cara Bebida de Arroz Nesfit Integral

Para fazer o recheio

  • ¬Ĺ Colher de Sopa Azeite de Oliva
  • 1 Colher de Sopa Cebola Ralada previamente
  • 1 X√≠cara Cogumelo Shimeji
  • 1 X√≠cara Cogumelo Shitake
  • 1 Colher de Sopa Sals√£o Previamente picado
  • 1 Unidade Tomate sem Pele
  • 1 Colher de Ch√° Molho de Soja
  • 1 Colher de Sopa Cebolinha Previamente picada

Passo a Passo
 

  • Para come√ßar o preparo do seu pur√™, leve uma panela ao fogo m√©dio contendo 1 litro de √°gua, 1 batata doce e a cenoura picada, deixe com que a batata e a cenoura cozinhem por aproximadamente 15 minutos ap√≥s levantar fervura.
  • Em seguida, com os legumes cozidos, escorra a √°gua contida com o auxilio de um escorredor de macarr√£o e devolva eles para a panela, use ent√£o um amassador de batatas para transformar o conte√ļdo de dentro da panela em um pur√™.
  • Em uma segunda panela, adicione o azeite de oliva e o alho e refogue-o em fogo baixo, feito isso adicione o pur√™ contido na outra panela, o sal e a bebida de arroz nesfit integral, misture tudo muito bem com uma colher de pau at√© obter uma mistura homog√™nea e reserve.
  • Agora vamos ao preparo dos cogumelos, comece levando uma panela em fogo baixo e refogando a cebola ralada com o azeite, em seguida adicionamos os cogumelos elevando a temperatura para fogo m√©dio.
  • Refogue os cogumelos com uma colher de a√ßo por aproximadamente 5 minutos, depois adicionaremos o sals√£o, o tomate e mexendo por mais 2 minutos; Por √ļltimo, desligue o fogo, adicionando o molho de soja e dando uma √ļltima mexida.
  • Para a montagem do escondidinho √© bem f√°cil, comece despejando a mistura de cogumelos refogados no fundo de uma travessa pequena e despeje a cebolinha verde sobre a sua superf√≠cie.
  • Sobre os cogumelos com cebolinha vamos cobrir com o pur√™ preparado inicialmente, sirva em seguida.

Lembretes

Dicas para a receita de Escondidinho de Cogumelos e Batata Doce n√£o dar errado:
 
  • Voc√™ pode acrescentar queijo ralado por cima do pur√™ de batata para intensificar o sabor do seu escondidinho;
    • Caso voc√™ fa√ßa isso, opte por substituir a travessa comum por uma que voc√™ possa levar ao forno e d√™ uma gratinada!
      • ¬†Isso poder√° ser feito levando ao forno em 200¬ļC, de prefer√™ncia pr√© aquecido por poucos minutos.
Palavra-chave Escondidinho de Cogumelos e Batata Doce, Receita de Escondidinho, Receita de Escondidinho de Cogumelos e Batata Doce, Receita de Escondidinho vegetariano

Sobre os ingredientes da receita de Escondidinho de Cogumelos e Batata Doce

√Āgua filtrada: A √°gua filtrada √© muito recomendada para o preparo de qualquer receita, isso por que voc√™ evita a contamina√ß√£o de metais pesados e garante tamb√©m que nenhum agente bacteriano seja levado para os demais alimentos que voc√™ estiver preparando.

Batata Doce: √Č encontrado um alto teor de antioxidantes e fibras em uma batata doce, seus benef√≠cios envolvem desde uma sa√ļde intestinal mais equilibrada e tamb√©m um alimento conhecido como amido resistente, respons√°vel por alimentar as bact√©rias ben√©ficas de nosso intestino.

Cenoura: Caracterizada pela presença de uma vitamina que recebe o seu nome, o Betacaroteno, essa é um tipo de vitamina do grupo A que atua como antioxidante e responsável por proteger a superfície do olho, permitindo também um melhor funcionamento dessa região, além disso, um consumo diário de cenoura pode favorecer a prevenção da degeneração macular, superfície responsável pelo desenvolvimento de catarata e até mesmo a cegueira.

Azeite de Oliva: O azeite de Oliva √© um √≥leo extra√≠do do fruto da oliveira, a azeitona, esse ingrediente √© muito ben√©fico para o nosso cora√ß√£o, isso por que existe a presen√ßa de √Ācidos Graxos Monoinsaturados que contribuem para a redu√ß√£o de LDL e dando entrada ao HDL ou colesterol bom, sem contar que possu√≠ um sabor caracter√≠stico que √© demais.

Alho: O alho é uma planta cujo o bulbo faz surgir folhas escamiformes, que são nada mais nada menos que os dentes de alho, a qual além de dar um gosto ótimo na comida, também faz um bem danado para o cérebro evitando a ocorrência de doenças degenerativas como o Alzheimer aumentando a longevidade do consumidor.

Sal: Sal de cozinha tem em todos e tudo que é lugar, seja na sua casa, no restaurante, na lanchonete e até na escola, isso por que o seu consumo, desde que moderado, ajuda o nosso organismo a repor o Sódio perdido e também a proporcionar os movimentos peristálticos de nossos intestinos.

Bebida de Arroz Nesfit Integral: A bebida de arroz nesfit integral √© uma esp√©cie de leite vegetal que cont√©m a√ß√ļcares naturais e tamb√©m alta concentra√ß√£o de C√°lcio e fibras, pode ser considerado uma √≥tima alternativa para a substitui√ß√£o do leite que consumimos diariamente e tamb√©m uma escolha perfeita para lacto intolerantes visto que em sua f√≥rmula, n√£o cont√©m lactose.

Cebola: A cebola √© um ingrediente indispens√°vel no dia a dia, visto que atua mantendo a sa√ļde do cora√ß√£o impec√°vel, esse vegetal especificamente cont√©m tamb√©m propriedades que s√£o antioxidantes, antivirais, anticancer√≠genas, antif√ļngicas, anti-inflamat√≥rias e at√© antibacterianas.

Cogumelo Shimeji: O uso de cogumelos, como por exemplo, o shimeji em refei√ß√Ķes, s√£o muito importantes pois seus compostos atuam na forma√ß√£o de nossa DNA, al√©m disso o consumo de cogumelos podem prevenir a anemia, conservar os m√ļsculos e prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

Cogumelo Shitake: J√° o Shitake possu√≠ compostos que reduzem o colesterol ruim e enzimas respons√°veis por essa produ√ß√£o, al√©m disso existem os Glucanos e os Sterols, fibras e subst√Ęncias respons√°veis pela diminui√ß√£o de colesterol tamb√©m.

Tomate sem Pele: Muito utilizado para o preparo de molhos caseiros, o tomate sem pele contém em sua composição o Licopeno, esse composto é o que dá a sua cor vermelha característica e também proporciona uma maior resistência de nossa pele a exposição de raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Molho de Soja: Assim como o grão, o molho de soja possuí benefícios semelhantes a quando ele está em sua versão de grão, ofertando assim vitaminas como as do complexo B e minerais vitais como Ferro e Cálcio ofertando assim uma melhor disposição mental,quando em pequenas quantidades.

Cebolinha: Sendo pertencente da mesma fam√≠lia do alho e da cebola, voc√™ j√° deve imaginar como ela √© importante, isso por que a cebolinha tem um sabor marcante e cont√©m presente a Colina, subst√Ęncia importante para o aprendizado, armazenamento na mem√≥ria e tamb√©m regular o nosso sono, contendo tamb√©m vitaminas C e K em seu interior e a presen√ßa de Quercetina, esse flavonoide √© respons√°vel pela redu√ß√£o de colesterol ruim em nosso organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe sua nota para essa receita




Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Vistas

Receitas escolhidas a dedo...