Receita de Couve Flor Gratinada

Veja Também

ID Challengeshttps://ideationchallenges.com.br
Tudo sobre receitas & Cia você encontra aqui!

A couve flor √© uma hortali√ßa de origem na costa norte do mediterr√Ęneo onde o clima frio, gerava uma infloresc√™ncia peculiar que quando era cozida, se tornava um alimento super nutritivo e muito saboroso.

No entanto, existem muitas formas de preparar a hortali√ßa, podendo ser reconhecidas tanto pelo Brasil quanto pelo restante do mundo, entre elas podemos citar a couve flor a milanesa e at√© mesmo o hamb√ļrguer de couve flor.

Mas se você quer aprender a fazer uma couve flor gratinada de uma forma simples e descomplicada então chegou no lugar certo. A receita de couve flor gratinada é uma delícia e ótima para servir no almoço ou até junto a uma ceia de vegetais quando recebemos convidados vegetarianos em nossa casa.


Essa simples receita de como fazer couve flor gratinada usa alguns ingredientes bem simples. Confira abaixo a nossa deliciosa receita de couve flor gratinada e aprenda como fazer uma couve flor gratinada e perfeita.

Couve flor gratinada

Receita de Couve Flor Gratinada

Confira e aprenda como couve flor gratinada – Aproveite o que tem na geladeira e na dispensa e corre aqui para pegar a receita.
Preparo 10 mins
Cozimento 30 mins
Tempo total 40 mins
Tipo Almoço, Jantar, Para o Intervalo do Trabalho, Receitas com Nestlé, Receitas Vegetarianas
Cozinha Brasileira
Serve 6 Pessoas
Calorias 176.04 kcal

Você vai usar

  • Panela
  • Escorredor de Macarr√£o
  • Travessa para Forno
  • Colher de Pau
  • Abridor de Lata
  • Faca de Serra

Ingredientes
  

  • 1 Unidade Couve Flor
  • 2 Pitada Sal
  • 2 Colher de Sopa Manteiga sem Sal
  • 1 + ¬Ĺ Colher de Sopa Farinha de Trigo
  • 500 Mililitros Leite L√≠quido NINHO Forti+ Integral
  • 1 Unidade Nestl√© Creme de Leite
  • 2 Colher de Sopa Queijo Ralado
  • 1 Litro √Āgua filtrada

Passo a Passo
 

  • Comece lavando muito bem a couve flor sobre √°gua corrente e com o auxilio de uma faca de serra, corte as infloresc√™ncias e levando a uma panela com 1 litro de √°gua filtrada, feito isso, leve ao fogo para cozinhar por 10 minutos com uma pitada de sal.
  • Com a couve flor j√° cozida, use um escorredor de macarr√£o para escoar a √°gua e leve-as para dentro de uma travessa que possa ir ao forno.
  • Agora, em uma outra panela, leve a manteiga em fogo m√©dio e deixe com que derreta, ap√≥s isso adicione a farinha de trigo e com uma colher de pau mexa muito bem at√© a farinha se tornar uma massinha e mudar de cor ficando levemente dourada.
  • Quando atingir este ponto, ser√° a hora de adicionar o leite, mas n√£o adicione tudo de uma vez, quando voc√™ perceber que o l√≠quido estiver engrossando, adicione um pouco mais do leite.
  • Repita o processo at√© terminar o leite, quando isso acontecer, abra o creme de leite com um abridor de lata, despeje o seu conte√ļdo juntamente com a outra pitada de sal, misture bem tudo isso e desligue o fogo.
  • Com a ajuda da colher de pau, espalhe o conte√ļdo da panela sobre a couve flor contida na travessa.
  • Por fim, polvilhe o queijo ralado sobre a superf√≠cie da travessa e leve ao forno em 200¬įC por 15 minutos, ou at√© voc√™ perceber que est√° gratinando a superf√≠cie.

Lembretes

Dicas para a receita de couve flor gratinada n√£o dar errada:
 
  • O maior segredo e dica que voc√™ pode ter √© que caso o seu molho comece a engrossar muito durante o processo de produ√ß√£o √© s√≥ voc√™ adicionar mais uma x√≠cara de Leite L√≠quido NINHO Forti+ Integral que ele ir√° retomando a uma consist√™ncia mais fina em sequ√™ncia.
  • Outra dica √© que voc√™ pode temperar se quiser o Leite L√≠quido NINHO Forti+ Integral antes de levar ele a panela, isso ir√° enriquecer ainda mais o sabor final da sua receita de couve flor gratinada.
  • Caso a couve flor n√£o esteja cozida ainda em 10 minutos, voc√™ pode deixar cozinhando no m√°ximo mais 3 minutos e testando com um garfo para ver se a infloresc√™ncia j√° est√° macia.
Palavra-chave Couve Flor Gratinada, Receita de Couve Flor Gratinada

Sobre os ingredientes da receita de Couve Flor Gratinada

Couve Flor: A couve flor se enquadra em uma classificação conhecida como plantas funcionais, o melhor de tudo é que ela contém um baixo teor calórico, fonte de vitaminas, minerais e flavonoides que contribuem diariamente para a proteção de nosso corpo contra doenças.

Sal: O sal é um ingrediente que está na mesa de todos nós, o Sódio presente em sua constituição é benéfico na reposição do sal quando ele é liberado após a prática diária de exercícios físicos.

Manteiga: A manteiga de modo geral, protege o nosso corpo da ação de radicais livres, visto que seus antioxidantes protegem o corpo contra os danos celulares, além disso a sua gordura pode ajudar a manter a nossa pele mais macia e livre de acnes e manchas de pele.

Farinha de Trigo: O alto teor de carboidratos encontrados na farinha de trigo são bons por fornecerem uma fonte de energia de fácil acesso ao nosso organismo, entretanto o consumo deve ser moderado visto que ela não possuí nenhum valor nutricional significativo.

Leite Líquido NINHO Forti+ Integral: O leite líquido ninho forti+ integral da nestlé é um ingrediente que naturalmente já contém altos teores de proteínas em sua composição, mas se difere dos demais pelo fato de entregar também vitaminas A, C e D e também minerais importantes como Ferro e Zinco.

Nestlé Creme de Leite: Sua cremosidade surpreende a todos, muito utilizado devido a sua versatilidade, o nestlé creme de leite é um ingrediente que fará total diferença as suas receitas quando atribui-lo.

Queijo Ralado: Ingrediente muito utilizado pelo fato de possuir um aroma e sabor intenso, o queijo ralado é comumente preparado com queijo parmesão e este por sua vez, contém um elevado teor de proteínas que são muito benéficos para a manutenção diária de nosso corpo.

√Āgua filtrada: A √°gua filtrada √© um ingrediente essencial, apesar de conter um teor baixo em nutrientes e minerais, ela √© uma das maneiras garantidas que podemos ter de se consumir √°gua pois ela √© livre de quaisquer impurezas, sejam elas s√≥lidas ou bacterianas, sem contar que o consumo di√°rio de √°gua faz total diferen√ßa al√©m de tamb√©m atuar na melhor absor√ß√£o dos alimentos pelo nosso organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe sua nota para essa receita




Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Vistas

Receitas escolhidas a dedo...