Pão naan pode ser preparado em frigideira e é ótimo antes do almoço

Veja Também

ID Challengeshttps://ideationchallenges.com.br
Tudo sobre receitas & Cia você encontra aqui!

Para aqueles que já conhecem a receita de pão de liquidificador caseiro, sabem que como é fácil preparar uma receita que é a base da alimentação de todos os brasileiros.

Mas e se n√≥s consegu√≠ssemos dar uma achatada nesse p√£o e substituindo alguns ingredientes convencionais por outros de igual qualidade nutricional, e se us√°ssemos iogurte natural para o preparo da massa, e se ao inv√©s de assar no forno n√≥s colocarmos ela em uma frigideira, e se…

Sim s√£o perguntas que v√£o surgindo exponencialmente e que agregam ideias muito boas, ent√£o para todas as d√ļvidas e todas as sugest√Ķes, n√≥s do ID vamos te ensinar uma receita simplesmente espl√™ndida;

Por isto se voc√™ quer aprender a fazer p√£o naan de uma forma simples e descomplicada ent√£o chegou no lugar certo, a receita de p√£o naan, apesar de a nossa receita n√£o conseguir atingir as tradi√ß√Ķes indianas, a nossa vers√£o √© uma √≥tima oportunidade para voc√™ utilizar durante o caf√© da manh√£ e tamb√©m para saborear em um jantar rom√Ęntico acompanhado de curry e arroz, e ent√£o, vai encarar?


Essa simples receita de como fazer p√£o naan usa alguns ingredientes bem simples. Confira abaixo a nossa deliciosa receita de p√£o naan e aprenda como fazer um p√£o naan perfeito.

P√£o naan e sour cream

Receita de P√£o Naan

Confira e aprenda como fazer p√£o naan – Aproveite o que tem na dispensa, no congelador e na geladeira e corre aqui para pegar a receita.
Preparo 3 hrs 25 mins
Cozimento 20 mins
Tempo total 3 hrs 45 mins
Tipo Acompanhamentos, Café da Manhã, Café da Tarde, Massas, Receitas de Pão
Cozinha Brasileira
Serve 5 Pessoas
Calorias 137 kcal

Você vai usar

  • Tigela
  • Colher de Pau
  • Rolo de Papel Toalha
  • Rolo de Pl√°stico Filme
  • Faca de Corte
  • Pano Branco de Algod√£o
  • Esp√°tula de Silicone
  • Frigideira

Ingredientes
  

  • 5 X√≠cara Farinha de Trigo 1 X√≠cara apenas para sovar a massa.
  • ¬ľ X√≠cara √Āgua filtrada Previamente aquecida
  • 1 Colher de Ch√° Fermento Biol√≥gico Fresco
  • ¬Ĺ Colher de Ch√° Fermento em P√≥
  • 1 Colher de Sopa Sal ou Sal marinho
  • 2 Colher de Ch√° A√ß√ļcar
  • 170 Gramas Iogurte Natural 1 copo aproximadamente
  • 170 Gramas Leite 1 copo do mesmo volume do utilizado anteriormente
  • 2 Colher de Sopa Azeite de Oliva

Passo a Passo
 

  • Come√ßamos adicionando em uma tigela a √°gua e o fermento biol√≥gico, deixe agir por alguns minutos para ativar o fermento.
  • Em seguida, adicione o fermento em p√≥, a farinha de trigo, o sal, o a√ß√ļcar, o leite e o iogurte e mexa tudo com cuidado at√© todos os ingredientes ficarem bem incorporados.
  • Feito isso, polvilhe uma x√≠cara de farinha sobre uma superf√≠cie limpa e de prefer√™ncia com um maior espa√ßo e despeje a massa sobre ela, em seguida voc√™ deve lavar as m√£o e come√ßar a sovar a massa at√© que a mesma n√£o esteja mais grudando nas m√£os e com uma consist√™ncia macia.
  • Em uma tigela limpa, vamos untar ela com o auxilio de papel toalha e em seguida devemos levar a massa sovada para a tigela, em seguida, cobriremos a parte de cima da tigela com pl√°stico filme e devemos deixar a massa descansando por 2 horas.
  • Passado o tempo, retire o pl√°stico filme e divida a massa em dez partes iguais usando uma faca de corte; Para cada parte, molde elas em formato de bola e espalhe por cima de um ambiente limpo, em seguida cubra as bolas com um pano de algod√£o √ļmido e deixe a massa descansando por mais 1 hora e 15 minutos.
  • Agora, vamos aquecer uma frigideira em nosso fog√£o e enquanto aquece, use a palma da m√£o para abrir a bola de massa e as pontas dos dedos para arredondar os espa√ßos falhados.
  • Adicione a massa a frigideira quente e deixe com que a massa asse por no m√°ximo 2 minutos de cada lado e retire quando perceber que ela j√° est√° dourada e crocante.

Lembretes

Dicas para a receita de p√£o naan n√£o dar errado:
 
  • Voc√™ pode substituir o azeite de oliva por manteiga sem sal caso voc√™ n√£o goste ou n√£o possua azeite durante o preparo da massa.
  • Uma dica importante √© voc√™ seguir todos os processos acima citados para poder obter uma massa de p√£o naan mais semelhante com a receita tradicional indiana.
  • O¬† p√£o naan √© tipicamente produzido em vasos de argila na √≠ndia, como n√£o temos esses acess√≥rios, recomendamos que voc√™ fique atento ao controle de temperatura de seu fog√£o, pois a frigideira precisar√° estar bem quente no momento em que estiver assando a massa;
    • Por√©m, a mesma precisa ser observada constantemente, pois ela n√£o pode ficar quente demais sen√£o a sua massa ir√° acabar queimando no fundo;
      • N√£o deixe a frigideira fria demais tamb√©m, isso promove uma baixa qualidade do seu produto final.
  • Para voc√™ saber qual ser√° o ponto de retirar o seu p√£o naan de cima da frigideira, basta voc√™ observar a sua colora√ß√£o, o p√£o naan comumente tem na parte que est√° sendo aquecida, uma colora√ß√£o bege que tende a ficar mais dourada quando est√° pr√≥xima do ponto de virar e quando passa do ponto j√° come√ßar√° a carbonizar.
Palavra-chave P√£o Naan, Receita de P√£o Naan, Receita de P√£o Naan Brasileiro

Sobre os ingredientes da receita de P√£o Naan

Farinha de Trigo: A farinha de trigo é um ingrediente super versátil que comumente é utilizada para o preparo de massas de macarrão, pizza e até mesmo de pão, apesar de conter um valor nutricional baixo, ela é capaz de oferecer energia de uma forma muito mais rápida ao nosso organismo.

√Āgua filtrada: A √°gua filtrada √© um ingrediente necess√°rio para a nossa vida, sendo a hidrata√ß√£o a mais comum delas mas tamb√©m muitas das vezes ela pode ser utilizada para higieniza√ß√£o e cozimento de alimentos atrav√©s da eleva√ß√£o de temperatura.

Fermento Biológico Seco: O fermento biológico é composto por uma espécie de fungo a qual se alimentam da glicose presente na receita e em compensação a sua digestão produz bolhas de gás que fazem as massas a qual ele for adicionado, crescerem.

Fermento em Pó: O fermento em pó diferente do anterior citado acima, é comumente composto por bicarbonato de sódio, esse elemento químico é um ingrediente super básico que quando reage com algum outro ingrediente ácido ou neutro, ele libera os mesmos gases do fermento biológico fazendo assim a massa crescer.

Sal: O sal é um ingrediente indispensável no nosso dia a dia, apesar de seu consumo ter que ser feito de forma moderada, o Sódio presente em sua composição é responsável pelos movimentos peristálticos de nosso organismo, realçar o sabor dos alimentos quando passam pelas papilas gustativas e também para repor o Sódio perdido após a pratica de exercícios físicos.

A√ß√ļcar: O a√ß√ļcar refinado tamb√©m conhecido como a√ß√ļcar branco, √© uma variante de a√ß√ļcar com menor teor de minerais mas com um teor mais elevado de glicose, essa subst√Ęncia quando absorvida pelo nosso corpo, garante um melhor funcionamento de nosso c√©rebro, retinas e at√© mesmo de nossos rins.

Iogurte Natural: O iogurte natural √© um ingrediente que oferece uma sa√ļde melhor a nossa pele e cabelo, al√©m de ser um ingrediente rico em C√°lcio, garantindo assim ossos e dentes mais fortes e resistentes, podendo ser considerado um ingrediente essencial para a nossa alimenta√ß√£o di√°ria.

Leite: Leite de modo geral é um ingrediente que está presente desde o começo de nossas vidas, ele contém um teor elevado de Cálcio, possuí também altos teores de proteínas e isso proporciona um maior ganho de massa muscular sem contar que também pode prevenir o desenvolvimento de osteoporose.

Azeite de Oliva: Consumir azeite de oliva antes das refei√ß√Ķes ou at√© mesmo utiliza-la durante a produ√ß√£o de suas receitas pode ser muito vantajoso isso por que seus compostos oferecem uma prote√ß√£o extra ao cora√ß√£o e tamb√©m pode reduzir consideravelmente os teores de colesterol ruim dando espa√ßo para a absor√ß√£o do HDL.

Challanger, lembro tudo que passou…
Entre posts somente o que restou
Foram as lembran√ßas do que voc√™ falou…
E agora convivo com essa falta de ação
Que doí demais no coração
Pra voc√™ eu canto essa can√ß√£o…

O challanger me diga, me diga o que voc√™ achou dessa receita, me diga…

Me diga que o campo de respostas nos espera, sua rea√ß√£o falar√° por mim…

Muito obrigado challangers, por estarem presentes aqui em mais uma receita em nosso site, não se esqueça de comentar no campo de respostas, por favor, se não eu terei que dedicar mais uma canção a todos vocês, pensem nisso, até a próxima challangers!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe sua nota para essa receita




Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Vistas

Receitas escolhidas a dedo...