Aprenda a fazer um bolinho de bacalhau inevitável para o começar a semana

Veja Também

ID Challengeshttps://ideationchallenges.com.br
Tudo sobre receitas & Cia você encontra aqui!

Para aqueles que já conhecem a receita de moqueca ou até a de salmão com teriyaki, sabem que o uso de peixe, é de nossa tradição por todo o litoral e em países como Portugal, o uso de bacalhau é inevitável não se usar como base para receitas, desde aquelas para festividades de fim de ano ou até mesmo em encontros de casais.

Mas e se n√≥s consegu√≠ssemos dar uma abrasileirada neste uso do bacalhau, e se us√°ssemos ingredientes diferentes para reproduzir um bolinho de igual qualidade a aqueles encontrados no pa√≠s da Europa, e se us√°ssemos um √≥leo com baixo teor de gorduras saturadas, e se…

Sim s√£o diversas perguntas que v√£o surgindo e para todas, iremos atr√°s das melhores respostas, por isto se voc√™ quer aprender a fazer bolinho de bacalhau de uma forma simples e descomplicada ent√£o chegou no lugar certo. A receita de bolinho de bacalhau √© uma √≥tima receita para preparar durante o final de semana e at√© mesmo para servir juntamente a um jantar rom√Ęntico com o crush, mas se voc√™ quer apenas algo para apenas beliscar n√£o √© uma m√° ideia, concorda?


Essa simples receita de como fazer bolinho de bacalhau usa alguns ingredientes bem simples. Confira abaixo a nossa deliciosa receita de bolinho de bacalhau e aprenda como fazer um bolinho de bacalhau perfeito.

Bolinho de bacalhau da Palmirinha

Receita de Bolinho de Bacalhau

Confira e aprenda como fazer frango ao pesto e molho de tomate – Aproveite o que tem no congelador, na geladeira e na dispensa e corre aqui para pegar a receita.
Preparo 1 d 20 mins
Cozimento 1 hr 40 mins
Tempo total 1 d 2 hrs
Tipo Almoço, Aperitivo, Peixe, Petiscos, Receitas de Fim de Ano, Semana Santa
Cozinha Brasileira, Portuguesa
Serve 10 Pessoas
Calorias 127 kcal

Você vai usar

  • Travessa
  • Panela de press√£o
  • Panela
  • Amassador de Batatas
  • Tigela
  • Colher de A√ßo
  • Frigideira de Borda Alta
  • Tupperware
  • Rolo de Papel Toalha

Ingredientes
  

  • 500 Gramas Batata Rosada Tamb√©m conhecida como batata asterix
  • * Litros √Āgua filtrada * Representa um n√ļmero indefinido, use o quanto for necess√°rio de √°gua durante a produ√ß√£o da receita.
  • 1 Quilo Bacalhau de prefer√™ncia em lascas
  • 3 Unidade Alho Previamente picado
  • 2 Colher de Sopa Azeite de Oliva
  • 3 Colher de Sopa Farinha de Trigo
  • 1 Unidade Ovo
  • ¬ľ X√≠cara Salsinha Previamente picada
  • 1 Unidade √ďleo de Algod√£o
  • 1 Pitada Sal
  • 1 Pitada Pimenta do Reino Mo√≠da

Passo a Passo
 

  • Inicie com um dia de anteced√™ncia o preparo dos seus bolinhos, come√ßando pelo processo de dessalgar o bacalhau, leve as lascas at√© uma travessa grande e preencha com √°gua, repita o processo no m√°ximo a cada quatro horas durante um total de 24 horas.
  • No dia seguinte, leve o bacalhau dessalgado e com uma nova leva de √°gua filtrada para uma panela de press√£o e quando come√ßar a pegar press√£o, deixe o peixe cozinhando por mais 20 minutos.
  • Enquanto o bacalhau cozinha, leve a uma panela as batatas e um pouco de √°gua e deixe-as cozinhar tamb√©m at√© que fiquem bem macias.
  • Com as batatas cozidas, leve-as a uma tigela e com o auxilio de um amassador de batatas, escorra a √°gua da panela e amasse-as bem, em seguida, reserve.
  • Em uma panela pequena, adicione o alho juntamente do azeite de oliva e refogue-o com uma colher de a√ßo.
  • Com o peixe cozido e o alho refogado, despeje os seus conte√ļdos em uma tigela, junto das batatas amassadas, o ovo, a farinha de trigo, a salsinha, o sal e a pimenta do reino; Em seguida misture todos os ingredientes com as m√£os previamente higienizadas at√© obter uma consist√™ncia de massa a qual voc√™ possa fazer bolinhas com as suas m√£os.
  • Frite as bolinhas em √≥leo quente e despeje-as sobre uma Tupperware forrada com papel toalha.

Lembretes

Dicas para a receita de frango ao pesto e molho de tomate n√£o dar errado:
 
  • Voc√™ pode cortar a batata rosada em rodelas antes de levar a panela para cozinhar.
  • Voc√™ pode substituir as lascas de bacalhau pelo lombo de bacalhau, ele comumente vem vendido congelado e j√° dessalgado.
  • Recomendamos que caso voc√™ deseje substituir a batata rosada no preparo de seus bolinhos de bacalhau, voc√™ fa√ßa o preparo da massa utilizando mais farinha, caso o contr√°rio o seu bolinho ir√° ficar mais mole e provavelmente se desmanchar√° com mais facilidade.
  • O teste do √≥leo quente √© imprescind√≠vel, antes de come√ßar a fritar todos os bolinhos que voc√™ j√° tiver feito, teste a temperatura do √≥leo fritando uma bolinha por vez, at√© atingir a temperatura adequada do √≥leo;
    • ¬†A temperatura adequada do √≥leo ser√° quando voc√™ fritar um bolinho e ele ficar dourado pelo lado de fora, sequinho e crocante.
  • Voc√™ pode servir o bolinho de bacalhau com fatias de lim√£o e espremer ele sobre que ficar√° uma del√≠cia!!
Palavra-chave Bolinho de Bacalhau, Receita de Bolinho de Bacalhau

Sobre os ingredientes da receita de bolinho de bacalhau

Batata Rosada: A batata Asterix é um ingrediente que contém altos teores de vitamina B e C, além de minerais importantes como o Ferro, Fósforo e Potássio, isso permite a ela ser um alimento completo e seus compostos associados ao alto teor de fibras faz ela ser boa para a neutralização de radicais livres e também para manter o intestino saudável.

√Āgua filtrada: A √°gua est√° presente em muitos dos alimentos a qual consumimos todos os dias, mas a √°gua filtrada, √© um importante ingrediente para se consumir diariamente, isso por que al√©m de evitar a desidrata√ß√£o o seu consumo ajuda a transportar os nutrientes pelo nosso corpo e evita a contamina√ß√£o com eventuais agentes microsc√≥picos.

Bacalhau: Esse peixe, comumente pescado em regi√Ķes europeias √© um alimento que oferta altos teores de √Ēmega 3, esse composto aumenta o n√ļmero de HDL em nosso sangue e reduz o LDL e triglicer√≠deos que n√£o s√£o bons, al√©m de tamb√©m ajudar a manter o sistema cardiovascular sa√ļdavel evitando a ocorr√™ncia de hipertens√£o e outras doen√ßas inflamat√≥rias de modo geral.

Alho: Esse ingrediente é atemporal e desde sempre está agregando fortes propriedades positivas, o alho é conhecido por suas propriedades expectorantes e também antissépticas, permitindo com que assim o seu consumo no dia a dia ofereça resistência a gripes, tosses, resfriados, bronquites e também outros problemas pulmonares.

Azeite de Oliva: O azeite de oliva √© conhecido comumente pelo seu sabor caracter√≠stico mas tamb√©m √© uma alternativa saud√°vel de √≥leo para ser consumida diariamente, como por exemplo, quando se √© consumido em jejum o azeite de oliva melhora a futura digest√£o que for ocorrer e tamb√©m a fun√ß√£o cognitiva, sem contar que nutre o c√©rebro e as membranas celulares que comp√Ķem a sua estrutura.

Farinha de Trigo: A farinha branca de modo geral é responsável por fornecer uma energia de fácil acesso ao nosso organismo, infelizmente o alto teor de carboidratos não acaba trazendo um grande equilíbrio nutricional e sendo assim o seu consumo deve ser feito com moderação.

Ovo: Ovos são ótimas fontes de proteína e isso favorece muito o ganho de massa muscular diante de uma alimentação equilibrada, além disso eles são ingredientes super versáteis e fontes de vitaminas do complexo B, vitaminas A e D sem falar que também contém alta presença de Cálcio, Ferro, Potássio, Zinco e Magnésio.

√ďleo de Algod√£o: O uso de √≥leo de algod√£o √© um √≥timo ingrediente para fazer a substitui√ß√£o do √≥leo de soja, isso por que ele cont√©m os nutrientes √Ēmega 3 e Vitamina E em excesso no seu interior, atuando como um forte anti-inflamat√≥rio e tamb√©m antioxidante, ele √© extra√≠do das sementes e da planta que origina a flor de algod√£o e uma de suas principais caracter√≠sticas √© o baixo teor de gorduras saturadas.

Salsinha: A salsinha √© um tempero comumente utilizado na finaliza√ß√£o de pratos e at√© adicionada a cebolinha para a cria√ß√£o de um tempero conhecido popularmente como cheiro verde, o papel da salsinha √© caracterizado por evitar a forma√ß√£o de co√°gulos sangu√≠neos e consequentemente prevenindo a ocorr√™ncia de trombose, AVC e tamb√©m as infec√ß√Ķes urin√°rias.

Sal: O uso de sal est√° totalmente ligado ao fato de que real√ßar o sabor dos alimentos √© melhor do que eles apenas In Natura, mas o que poucos sabem √© que o S√≥dio e o Iodo encontrados em basicamente todos os tipos de sal vendidos, √© que eles s√£o importantes para os movimentos perist√°lticos de nossos intestinos e tamb√©m pela sintetiza√ß√£o de horm√īnios respons√°veis pelo crescimento f√≠sico e neurol√≥gico.

Pimenta do Reino Moída: A pimenta do reino é um ingrediente que não está comumente aderido ao paladar brasileiro, mas o seu uso é muito importante para a absorção de Piperina, este composto é comumente encontrado no interior da pimenta do reino e quando ela é absorvida por nosso organismo, ela pode estimular o suco gástrico e melhor a nossa digestão.

Preciso de mil receitas certas pra te conquistar
E de se uma s√≥ for errada, posso te perder…
Eu levei tanto tempo pra te mostrar
Em um minuto s√≥, perdi voc√™…

Conhece alguém que jogou fora um comediante?

Não é sobre ter todas os challangers do mundo pra si
√Č sobre saber que em algum lugar algu√©m mostra pra ti…
√Č sobre publicar e poder escutar mais do que a pr√≥pria voz
√Č sobre dan√ßar na chuva de vida que cai sobre n√≥s…

√Č saber se sentir inventivo
Num universo t√£o vasto e bonito, √© saber cozinhar…
Ent√£o fazer valer a pena
Cada receita daquele ID que sabia acreditar…

Muito obrigado challangers por estarem aqui presentes em mais uma receita do meu, do seu, do nosso ID Challanges, sem vocês por aqui não teríamos tanta criatividade para poder cantar e mostrar a gratidão que temos por cada um de vocês, esperamos que essas receitas mostrem a todos como é bom saber cozinhar e que qualquer um pode fazer aquilo que gosta, basta acreditar, até a próxima challangers!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe sua nota para essa receita




Por favor digite seu coment√°rio!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Vistas

Receitas escolhidas a dedo...